As Metodologias Ativas

 21/06/2021

O trabalho com metodologias ativas, envolve uma abordagem de ensino que contempla o desenvolvimento de competências ou habilidades como: liderança, pensamento crítico, autoconfiança, cooperação, envolvimento emocional, curiosidade e pesquisa, técnicas de estudo, entre outras, que são atualmente vistas como fundamentais seja pela ONU, seja pelos PCNs e BNCCs.

Este método de aprendizagem, que pode ser aplicado em qualquer disciplina ou conteúdo e juntamente com quaisquer plataformas educacionais é conhecido como metodologias ativas.

A ideia é estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino.

A Metodologia ativa pode englobar diferentes práticas em sala de aula, seu principal objetivo é fazer do aluno o protagonista da sua própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa.

Existem várias abordagens que podem ser trabalhadas isoladamente ou em conjunto em sala de aula e que já são muito utilizadas.

 Importante destacar que a decisão por as aplicar vai além do desejo de inovar, por exigir em sua aplicação a junção de competências técnicas (hard skills) com competências socioemocionais (soft skills) necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e para a vida.

Ou seja, a inovação precisa acontecer, mas seu preparo e sua aplicação conduzida acontece ao mesmo tempo de forma gradual e muito orgânica, isto é, o professor aprende ao colocar a “mão na massa”.

Ambientes de aprendizagem para metodologias ativas

O espaço criado para a criança é importante que esteja organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, um espaço capaz de propor desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades.

O espaço pode estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida, assim como a mobília faz muita diferença.

Personalizar o ambiente é muito importante para a construção da identidade pessoal da turma, para tornar o estudante competente. Ao oferecer um ambiente rico e variado se estimulam os sentidos e os sentidos são essenciais no desenvolvimento do ser humano.

 A sensação de segurança e confiança são indispensáveis, na medida em que mexem com o aspecto emocional da criança, e os ambientes de aprendizagem com uma outra perspectiva influenciam muito nesses aspectos.

Desafios para estes ambientes de aprendizagem

Um ambiente carente de recursos, onde tanto aluno quanto o professor veem somente paredes e espaços vagos, ou seja, um ambiente sem vida, que não propõe desafios cognitivos e não amplia as possibilidades de acesso ao conhecimento.

 Portanto ao educador cabe planejar os espaços que favoreçam habilidades como: criar, trocar saberes, imaginar, construir e principalmente brincar.

O educador também precisa estar atento ao ambiente pois, o olhar de um educador atento e sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como as crianças e adultos interagem com eles são reveladores de uma concepção pedagógica.

Quando o tema é ambiente de aprendizagem, a Rúpolo Móveis vem se especializando nesse aspecto nos últimos anos, nosso catalogo de produtos hoje oferece uma diversidade de mobílias para a formação destes ambientes de aprendizagem que favorecem o uso das metodologias ativas.

As aprendizagens que ocorrem dentro dos espaços disponíveis e ou acessíveis à criança são fundamentais na construção da autonomia, tendo a mesma como própria construtora de seu conhecimento.

É importante destacarmos que o conhecimento se constrói a cada momento em que alunos têm a possibilidade de explorar os espaços disponíveis em seu ambiente de estudo.

Agradecemos o seu tempo e sua leitura, até mais!

Curta Nossa Página

Dúvidas e orçamentos ?


Nosso Endereço

Rua Tiradentes, 371 - Centro, Espírito Santo do Pinhal - SP
CEP: 13990-000

Olá, posso ajudar?